Cursando medicina, fera tenta Enem para voltar para casa

Jovem busca uma vaga em medicina em alguma universidade do Ceará, sua terra natal

por Jameson Ramos dom, 03/11/2019 - 13:20

Depois de dois anos, Ruver Herculano, 20 anos, vai tentar uma nova oportunidade através do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Natural de Fortaleza, Ceará, o estudante está cursando atualmente medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com saudades de casa, dois anos depois, Ruver vai se submeter ao Enem novamente na esperança de conseguir uma nota que possibilite seu retorno para o lar. “Eu não me preparei, não. Mas eu não queria deixar passar essa oportunidade. Sinto muita saudade de casa, da minha mãe e da liberdade que eu tenho lá. Eu vim para cá mas acabei não me adaptando a cidade, infelizmente.”, revela.

O jovem se mostra como um exemplo daquelas pessoas que não se adaptaram ao campus da universidade pernambucana e, na perseverança de uma nova oportunidade, não se esmorece para tentar conseguir uma nova oportunidade do Enem 2019. “Há dois anos eu vivia uma outra sensação e realidade. Agora eu volto para cá mais tranquilo e esperançoso no que pode acontecer. Se tudo der certo eu voltarei para a minha terra, mas se não acontecer continua tudo do jeito que está”, revela Ruver. 

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Este ano mais de 5 milhões de pessoas devem tentar uma oportunidade através do exame. No primeiro dia de prova, os candidatos respondem 45 questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e mais 45 de Ciências Humanas, além de fazer a redação.

No segundo domingo, é a vez das provas de Ciências da Natureza e de Matemática, cada uma também com 45 perguntas de múltipla escolha.

COMENTÁRIOS dos leitores