Atenção plena melhora a capacidade de aprendizado

Outro benefício da prática é o desenvolvimento da criatividade, importante característica para o mercado de trabalho

por Marcele Lima sab, 05/10/2019 - 13:44

A edição deste ano da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco conta com uma programação extensa, com mais de 100 expositores, milhares de obras e produtos literários e culturais, além das atividades de formação, lançamentos de livros e palestras. Neste sábado (30), o auditório Círculo das Ideias recebe uma série de profissionais dispostos a trocar conhecimento com os visitantes da feira.

A contadora de histórias, coach vocacional e Mindfulness, Larissa Cirello, é uma dessas pessoas. A palestra ministrada por ela busca incentivar o público a desenvolver a criatividade por meio da atenção plena. "É um estilo de vida aonde a gente treina a nossa mente para que ela possa estar presente no agora. Livres de julgamentos e com aceitação", explicou.

Durante a palestra Larissa contou ao público que pessoas que são mais criativas geralmente são mais felizes e a forma de alcançar êxitos através da criatividade é tentando manter sempre o foco nas coisas que realmente importam. Uma forma de se beneficiar é fazer exercícios de respiração, evitando pensamentos aleatórios e viagens ao passado. "É saber ouvir os pensamentos para tomar as melhores decisões", disse.

Ela ainda ressaltou que ter atenção plena colabora com o aprendizado e a melhora no rendimento escolar. "Como a gente aprende a manter o foco, ajuda a gente a escolher onde vai colocar a nossa atenção. Já foi comprovado que a prática aumenta a massa cinzenta, a área do cérebro responsável pela memória e o aprendizado. Melhora o estresse e a ansiedade", explicou a coach Larissa.

Para começar a treinar o cérebro a profissional sugeriu uma técnica simples: escovar os dentes com a mão não habitual. De acordo com ela isso faz com que o órgão trabalhe mais ativamente o dia inteiro.

COMENTÁRIOS dos leitores