103 mil vagas temporárias devem ser abertas até dezembro

Entre os empresários que pretendem contratar temporários, 41% apostam que as vendas de fim de ano serão maiores que as do ano passado

por Alex Dinarte qua, 02/10/2019 - 15:54

O último trimestre do ano é, geralmente, a época em que mais se contrata trabalhadores temporários. Uma pesquisa realizada em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que cerca de 103 mil vagas serão abertas até dezembro. O número representa um aumento de 43,8 mil postos de trabalho em relação ao ano passado.

Entre os empresários entrevistados, 23% afirmaram que pretendem abrir vagas temporárias para atender o aumento da demanda, pois 41% desses empresários apostam em um aumento das vendas em relação ao ano anterior. 

Segundo a empresária Sirlene Costa, sócia-proprietária da Dassi Boutique, a ideia é agregar, no último trimestre, mais funcionários ao quadro que hoje é composto por 92 colaboradores. “São 20 vagas, dentre elas vendedores, estoque e operador de caixa”, destaca. Atuando no ramo da moda desde 2011, Sirlene conta que já virou tradição somar os trabalhadores eventuais ao quadro efetivo da empresa. “Temos uma boa taxa de conversão, de temporário para efetivo, mas, claro, depende muito da pessoa, das atitudes, características”, explica. 

Na pesquisa, entre os empresários que devem contratar o mesmo número de colaboradores ou menos que no ano passado, 48% disseram que a equipe atual atende à demanda de forma satisfatória. Outros 21% sentem-se inseguros pela diminuição das vendas e 13% disseram ter dificuldade em encontrar mão de obra qualificada.

Para Sirlene, mesmo que haja um aumento considerável no movimento nos últimos meses do ano, é necessário que as empresas consigam identificar o melhor perfil dos funcionários em cada função. “Vendedor precisa ser receptivo, simpático, prestativo, além de identificar a necessidade do cliente, e o operador de caixa também precisa dessas características, com mais atenção, raciocino rápido e agilidade”, ressalta. 

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores