Aprovados no Encceja já podem solicitar certificação

Os candidatos devem procurar as secretarias de Educação dos Estados ou os Institutos Federais credenciados

por Marcele Lima qua, 25/09/2019 - 16:31
Pixabay Os certificados de níveis fundamental e médio já estão disponíveis Pixabay

Os candidatos que obtiveram nota mínima exigida pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2018 já podem solicitar os certificados equivalentes à escolaridade alcançada. É necessário procurar as secretarias de Educação estaduais. Para o nível médio também é possível solicitar o documento nos Institutos Federais cadastrados e escolhidos como opção pelo candidato no início do processo.

Tem direito ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio o estudante que obteve, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e tirou nota igual ou maior do que cinco em redação. Também é possível fazer a solicitação quem foi aprovado em edições anteriores, mas ainda não procurou pelo serviço.

As pessoas que não conquistaram a nota mínima em todas as matérias podem requerer um certificado parcial de proficiência na área em que foi aprovado. Dessa forma, da próxima que elas se submeterem ao Encceja, serão dispensadas de tais disciplinas.

O Encceja é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados de quem fez a prova neste ano estão previstos para sair em dezembro.  

COMENTÁRIOS dos leitores