Olimpíada Brasileira de Matemática recebe inscrições

Competição é destinada aos estudantes do 4º e 5º anos de escolas públicas, na qual as inscrições devem ser feitas pelas secretarias de educação responsáveis pelas instituições

por Francine Nascimento ter, 10/09/2019 - 10:28
Foto: Pixabay Foto: Pixabay

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP Nível A), que é destinada a estudantes matriculados no 4º e 5º anos do ensino fundamental em escolas públicas municipais, estaduais e federais. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelas secretarias de educação municipais e estaduais ou representantes das escolas federais.

O objetivo da Olimpíada é estimular o estudo da disciplina de matemática entre os alunos, bem como colaborar para a melhoria da educação básica no Brasil, aperfeiçoando educadores e descobrindo jovens com talento matemático para colocá-los em contato com profissionais matemáticos e instituições de alto nível de pesquisa.

A prova é elaborada pelo IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada e será realizada somente nas escolas inscritas pelas secretarias, no dia 29 de outubro. Todos os estudantes terão 1h30 para resolver 15 questões objetivas com conteúdos de raciocínio lógico.

Como é feita a inscrição?

As secretarias de educação são as responsáveis por inscrever as escolas na competição, via email. As instituições devem acessar o link já enviado pela organização do IMPA, onde vai ser direcionado a um formulário de inscrição que precisa ser devidamente preenchido até 11 de outubro. As secretarias que não tiverem recebido o email, podem entrar em contato com a OBMEP através do endereço eletrônico nivela@obmep.org.br.

Os alunos que estudam o 4º ou 5º anos por meio da modalidade da Educação de Jovens e Adultos - EJA também poderão participar, desde que sejam inscritos pela secretarias de educação. 

Outros detalhes sobre a Olimpíada podem ser conferidos no regulamento da OBMEP.

COMENTÁRIOS dos leitores