O que avaliar ao escolher aplicativo para aprender idioma

Existem algumas características fundamentais que a pessoa precisa estar atenta ao escolher um novo aplicativo e separamos as principais neste artigo

seg, 09/09/2019 - 17:00

São dezenas de aplicativos disponíveis para Android e iOS que oferecem diferentes tipos de conteúdo para a aprendizagem de novos idiomas. Com tantos no mercado de aplicativos, o que avaliar na hora de encontrar o app ideal?

Existem algumas características fundamentais que a pessoa precisa estar atenta ao escolher um novo aplicativo e separamos as principais neste artigo.

Praticidade

Um aplicativo para aprender um novo idioma precisa ser um facilitador e não um complicador. Portanto, é essencial que o app tenha layout limpo e conte com comandos fáceis que, consequentemente, resultam em maior praticidade para quem o manuseia.

Poucas ou nenhuma propaganda também é algo que conta a favor do aplicativo quando o assunto é praticidade. Apps com anúncios que flutuam por basicamente toda tela prejudicam na comodidade da pessoa ao tentar aprender um novo idioma.

O ideal é ler algumas reviews antes de baixar o aplicativo e não é preciso se aprofundar muito para tal — basta analisar os comentários de quem já usou o app e normalmente isso fica em evidência na loja virtual que o aplicativo se encontra.

Versatilidade não é sinal de qualidade

Não é raro quando aplicativos oferecem dezenas de idiomas para aprendizagem, mas isso entra naquele velho ditado que quantidade não é sinônimo de qualidade.

A quantidade exorbitante de idiomas disponíveis não deve ser um fator decisivo na hora de escolher um app para aprender novas línguas e muito disso passa pelo fato de que é virtualmente impossível aprender mais do que 10 idiomas em um curto espaço de tempo.

Foque em aplicativos que sejam referências em suas respectivas línguas, pois assim há maiores chances do app ter uma atenção maior a um determinado idioma. Um exemplo é o English Live, reconhecido como um dos dos maiores destaques no mundo online para estudar inglês. Com o curso totalmente realizado à distância, ele conta com professores disponíveis 24 horas por dia.

Desconfie de aplicativos que prometem métodos milagrosos

Dominar um novo idioma não é uma tarefa fácil e dependendo do “grau de parentesco” da língua com o português o processo se torna ainda mais longo — como por exemplo o russo.

Dessa maneira, desconfie de aplicativos que divulgam seus respectivos serviços através de métodos que parecem milagrosos. Coisas como “aprenda mandarim em uma semana” e anúncios do tipo geralmente não condizem com a realidade.

Assim como nos outros tópicos citados neste artigo, uma maneira de se precaver quanto a isso é uma rápida pesquisa na internet e, principalmente, avaliar os comentários de pessoas que já utilizaram determinado aplicativo.

Métodos interessantes de ensino

Aprender é bom, mas tudo fica ainda melhor quando o processo é interessante, cativante e ao mesmo tempo divertido. Aplicativos que utilizam métodos de ensino criativos e dinâmicos contam bastante quando um estudante está à procura de um app do tipo.

Geralmente os aplicativos contam com descrição em texto ou vídeo de como são os seus respectivos métodos de ensino e, portanto, é fundamental analisar essa parte antes de começar a usar um app.

Teste de nivelamento

Essa parte é fundamental para o uso de qualquer aplicativo que ensina idiomas. O teste de nivelamento serve como uma forma para a pessoa saber corretamente o nível de conhecimento de determinada língua.

Um bom teste de nivelamento faz muita diferença sobre como será o percurso de aprendizado. Caso o teste tenha uma fórmula errônea, pode acontecer da pessoa lidar com questões de iniciante quando ela já intermediária e vice-versa.

Se você não gostar do teste de nivelamento que o aplicativo oferecer e mesmo assim se identificar com outras questões positivas do app, não é preciso descartá-lo por completo, pois uma alternativa interessante é realizar esse mesmo procedimento em algum site de maior reputação em que você confie melhor no método utilizado.

COMENTÁRIOS dos leitores