Química: descubra os assuntos mais cobrados no Enem

Disciplina é uma das mais importantes do processo seletivo

por Nathan Santos seg, 22/07/2019 - 20:08
Pixabay . Pixabay

Apontada como uma das disciplinas mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), química integra a área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias no processo seletivo. Em 2019, a matéria será cobrada no dia 10 de novembro.

Temida por muitos candidatos, química, sem dúvidas, requer uma preparação intensa. “O aprendizado adquirido durante as aulas das disciplinas que compõem essa área do conhecimento deve servir para que o estudante construa um entendimento do mundo natural e, a partir dessa capacidade, possa planejar, executar e avaliar intervenções práticas”, explica o gerente de inteligência educacional do Sistema Poliedro, Fernando da Espiritu Santo, conforme informações da assessoria de comunicação.

O gerente indica que os candidatos revisem quesitos cobrados nas últimas edições do Exame. “Resolver as provas dos anos anteriores, simulados e listas de exercícios também é uma tarefa fundamental dos estudantes que desejam se preparar para o exame”, orienta Fernando.

O Sistema Poliedro desenvolveu a Coletânea Enem. O levantamento mostra, de maneira detalhada, os assuntos mais cobrados na edição 2018 do Exame. Confira, a seguir, os tópicos de química e suas devidas explicações:

Fonte: Coletânea Enem

Compostos de carbono

Características gerais dos compostos orgânicos. Principais funções orgânicas. Estrutura e propriedades de hidrocarbonetos. Estruturae propriedades de compostos orgânicos oxigenados. Fermentação. Estrutura e propriedades de compostos orgânicos nitrogenados. Macromoléculasnaturais e sintéticas. Noções básicas sobre polímeros. Amido, glicogênio e celulose. Borracha natural e sintética. Polietileno,poliestireno, PVC, teflon, náilon. Óleos e gorduras, sabões e detergentes sintéticos. Proteínas e enzimas.

Representação das transformações químicas

Fórmulas químicas. Balanceamento de equações químicas. Aspectos quantitativos das transformações químicas. Leis ponderais dasreações químicas. Determinação de fórmulas químicas. Grandezas químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro. Cálculos estequiométricos.

Energias químicas no cotidiano

Petróleo, gás natural, carvão, madeira, hulha, biomassa, biocombustíveis. Impactos ambientais de combustíveis fósseis. Energia nuclear.Lixo atômico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.

Materiais, suas propriedades e usos

Propriedades de materiais. Estados físicos de materiais. Mudanças de estado. Misturas: tipos e métodos de separação. Substânciasquímicas: classificação e características gerais. Metais e ligas metálicas. Ferro, cobre e alumínio. Ligações metálicas. Substâncias iônicas:características e propriedades. Substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato. Ligação iônica.  Substâncias moleculares: características e propriedades. Substâncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4. Ligação covalente. Polaridade de moléculas. Forças intermoleculares. Relação entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias.

Transformações químicas e energia

Transformações químicas e energia calorífica. Calor de reação. Entalpia. Equações termoquímicas. Lei de Hess. Transformações químicas e energia elétrica. Reação de oxirredução. Potenciais-padrão de redução. Pilha. Eletrólise. Leis de Faraday. Transformações nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade. Reações de fissão e fusão nuclear. Desintegração radioativa e radioisótopos.

Transformação química e equilíbrio

Caracterização do sistema em equilíbrio. Constante de equilíbrio. Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH. Solubilidade dos sais e hidrólise. Fatores que alteram o sistema em equilíbrio. Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano.

Relações da Química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente

Química no cotidiano. Química na agricultura e na saúde. Química nos alimentos. Química e ambiente. Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou produção de substâncias químicas. Indústria química: obtenção e utilização do

cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico. Mineração e metalurgia. Poluição e tratamento de água. Poluição atmosférica. Contaminação e proteção do ambiente.

Água

Ocorrência e importância na vida animal e vegetal. Ligação, estrutura e propriedades. Sistemas em solução aquosa: soluções verdadeiras, soluções coloidais e suspensões. Solubilidade. Concentração das soluções. Aspectos qualitativos das propriedades coligativasdas soluções. Ácidos, bases, sais e óxidos: definição, classificação, propriedades, formulação e nomenclatura. Conceitos de ácido e base. Principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização.

Transformações químicas

Evidências de transformações químicas. Interpretação de transformações químicas. Sistemas gasosos: lei dos gases; equação geral dos gases ideais; princípio de Avogadro; conceito de molécula; massa molar e volume molar dos gases. Teoria cinética dos gases. Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matéria. Modelo atômico de Dalton. Natureza elétrica da matéria: modelos atômicos de Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos e massa atômica. Elementos químicos e tabela periódica. Reações químicas.

Dinâmica das transformações químicas

Transformações químicas e velocidade. Velocidade de reação. Energia de ativação. Fatores que alteram a velocidade de reação:concentração, pressão, temperatura e catalisador.

                                                              

COMENTÁRIOS dos leitores