OAB: veja dicas básicas para uma boa segunda fase

Professores dão dicas para quem vai fazer a segunda fase do Exame da Ordem

por Ítallo Olimpio ter, 09/07/2019 - 11:12
OAB-PE / Reprodução OAB-PE / Reprodução

Candidatos que desejam tirar carteira de advogado e acertaram pelo menos metade das 80 questões do último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) devem, agora, se preparar para a segunda etapa. A prova prático-profissional da segunda fase da OAB será realizada no dia 18 de agosto e, para ajudar quem está se preparando, o LeiaJá convidou alguns professores para falar sobre a prova. 

A segunda fase é uma prova discursiva. Nela, os estudantes e bacharéis precisam colocar todo seu conhecimento na ponta da caneta. Fábio Porto, Presidente da Comissão de Estágios e Exame da Ordem da OAB-PE destaca a importância de não utilizar borracha ou outros artifícios de correção gráfica e textual. “Se cometeu um erro, só é necessário passar um simples traço. Nada mais.”, disse. Ainda de acordo com Pôrto, os participantes precisam atentar para a identificação, que deve ser feita com um documento oficial, a utilização de caneta preta ou azul de material transparente e, no caso dos lanches, que estejam em embalagem transparente, como vasilhas ou sacos plásticos. 

Fábio também pontua que a utilização de um Vade Mecum se dá após verificação e vistoria do material pela equipe aplicadora da prova. Por isso, é importante chegar com antecedência para evitar transtornos. O Vade Mecum não pode conter anotações ou marcações como post-its. 

Para Rafael Novais, professor de direito tributário, é importante utilizar a legislação sempre atualizada “especialmente no tocante à jurisprudência e súmulas editadas pelos Tribunais Superiores.”. O professor também ressalta a importância de manter a tranquilidade para obter um bom resultado. 

De acordo com Luciana Garrett, professora de direito civil, é de extrema importância dominar assuntos relacionados ao direito imaterial e familiar, como divisão de bens. Ter bom conhecimento de contratos e obrigações também é parte fundamental do processo de estudo. A professora também recomenda atenção redobrada no momento  de preencher os dados e na leitura do que é solicitado.

Siga o Vai Cair Na OAB para ter acesso a conteúdos e dicas para o Exame da Ordem. 

LeiaJá também:

>> OAB XXIX: veja comentários sobre primeira fase

COMENTÁRIOS dos leitores