Saiba quais cidades farão parte do piloto do Enem Digital

O objetivo do Inep é fazer uma transição gradual. Até 2026 o a prova será 100% digital

por Marcele Lima qua, 03/07/2019 - 12:45

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (03), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vai deixar de ser aplicado no formato de papel, passando a ser 100% digital a partir de 2026.

No próximo ano haverá a aplicação do formato como um projeto piloto, para 50 mil participantes, em 15 capitais brasileiras. São elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, vão ser investidos R$ 20 milhões no processo. Apesar disso, o órgão não pretende adquirir novos computadores para aplicação da prova, já que o quantitativo de participantes que se submeterão ao formato digital equivale a 1% e essas pessoas deverão utilizar equipamentos das instituições onde serão aplicadas as provas.

A partir de 2021, os estudantes vão poder escolher entre os dois formatos de prova. Tanto as questões de múltipla escolha quanto a redação vão passar pela transição. O valor da inscrição vai ser o mesmo para todos e para as Pessoas Privadas de Liberdade a digitalização do Enem vai ocorrer somente em 2026.

COMENTÁRIOS dos leitores