Congresso mobiliza profissionais e comunidade acadêmica

Programado para Belém, na Unama, de 30 de março a 1º de abril, encontro multidisciplinar de saúde envolve áreas de Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia

por Geovana Mourão sex, 20/01/2017 - 14:49

A Universidade da Amazônia (Unama), instituição do grupo SER Educacional, promove no início deste ano o II Congresso Multidisciplinar de Saúde. O evento ocorrerá em Belém, de 30 de março a 1º de abril, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, envolvendo os cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia. O objetivo do evento é estabelecer a união entre práticas de saúde milenares e inovadoras, a partir das necessidades de cada uma das quatro profissões. Haverá conferências, mesas-redondas, minicursos, entre outros métodos de compartilhar conhecimento.

O II Congresso Brasileiro de Enfermagem terá como tema central “O empreendedorismo como prática inovadora para a Enfermagem”. Essa temática foi construída a partir da visão da saúde no mundo contemporâneo, nos aspectos social, econômico ou político. Serão abordados os diversos métodos de saúde associados à enfermagem, numa perspectiva que envolva o empreendorismo como prática inovadora. O congresso reunirá especialistas em enfermagem obstétrica, especialistas internacionais, nacionais e regionais que apresentarão exercícios de atenção à saúde ao paciente crítico.

O tema central escolhido para o II Congresso Brasileiro de Fisioterapia foi “As novas perspectivas no processo de reabilitação”.  O evento possibilitará não só a aquisição e atualização de conhecimentos, mas, também, a publicação de trabalhos científicos por profissionais, acadêmicos e demais interessados na área. O Congresso de Fisioterapia é o único evento nacional realizado na área no Estado do Pará. Tem como objetivo discutir as novas perspectivas no processo de reabilitação, avaliação global da marcha no paciente neurológico, técnicas de controle da dor e práticas inovadoras em fraturas.

O Congresso de Nutrição é o único evento nacional realizado na área no Estado do Pará. Seu tema central é “Inovação e Perspectivas atuais no campo da Nutrição” e trará temas atuais e relevantes no campo da nutrição nas áreas de Alimentação Coletiva e Sustentabilidade, Alimentos Regionais, funcionalidades e impactos à saúde, Nutrição Clínica com enfoque nas alergias alimentares e Nutrição Comportamental. Será possível não só atualizar, mas a publicar trabalhos científicos por profissionais, acadêmicos e outros interessados na área. O Congresso contará com grandes nomes do cenário nacional e do Estado do Pará.

No II Congresso Brasileiro de Psicologia, estudantes e profissionais de psicologia, assim como de outras áreas, poderão participar de conferências, minicursos e apresentação de pôsteres sobre diversas temáticas. A abordagem girará em torno de temas como “As doenças da beleza”, “Mídia, violência e saúde psíquica” e “Psicologia e despatologização de gênero”. Serão propostos diálogos e reflexões sobre as atuações acadêmicas e profissionais interdisciplinares nas políticas públicas de saúde, de direitos humanos, assistência social, dentre outras, conforme as diversas áreas de atuação como clínica, educacional, organizacional, pesquisa, segurança pública e demais aspectos.

Os quatro congressos de saúde estão no valor de R$ 150,00 até o dia 28 de fevereiro. Após essa data, as inscrições custarão R$ 200. Informações no site da Unama.

COMENTÁRIOS dos leitores