Maioria dos estagiários deixa dinheiro em segundo plano

Conclusão é de uma pesquisa da Companhia de Estágios. Para os jovens, o aprendizado está em primeiro lugar

por Nathan Santos ter, 19/04/2016 - 16:38

Jovens que possuem pouca ou nenhuma experiência profissional preferem mais o aprendizado a uma boa remuneração no estágio. A conclusão é de um estudo feito pela empresa Companhia de Estágios, divulgado nesta terça-feira (19). A pesquisa concluiu que os candidatos dão mais importância ao sucesso profissional e deixam em segundo plano quanto irão ganhar.

Segundo o estudo, mais de 62% dos jovens dão mais importância ao aprendizado profissional, enquanto o restante do percentual vislumbra mais a remuneração. “Isso reflete a consciência do candidato em relação a seu planejamento de carreira, uma vez que estão priorizando a capacidade de adquirir conhecimento do que simplesmente a remuneração. Por ser um programa relativamente curto, de dois anos no máximo, os estudantes têm a oportunidade de passar por um período de aprendizado intenso e buscar melhor remuneração posteriormente, especialmente através da efetivação”, comenta o diretor da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian, conforme informações da assessoria de imprensa.

A pesquisa também mostrou que quase 35% dos jovens topariam até ganhar menos, caso o aprendizado fosse mais intenso e constante. Para os que já estão inseridos no mercado de trabalho, predomina uma alta taxa de satisfação. Por outro lado, desempenhar atividades que não possuem vínculo com sua formação acadêmica é algo extremamente frustrante entre os estagiários.

“A pesquisa aponta que a principal frustração dentro de um estágio está ligado a atribuição de atividades que não condizem com a sua área de conhecimento, gerando baixo aprendizado e frustração. O direcionamento correto do candidato à vaga também é fator de sucesso no programa, pois um candidato mal colocado, é um candidato insatisfeito.  Essa pesquisa auxilia gestores, recrutadores empresas a desenvolverem processos seletivos mais aprimorados, que permitam um conhecimento mais aprofundado do candidato, otimizando os resultados para empresas e candidatos”, orienta Tiago Mavichian.

Mais de 1700 estudantes participaram da pesquisa realizada pela Companhia de Estágios. A empresa é responsável por assessorar instituições durante o processo de seleção de estagiários e trainees. Cerca de 20 mil candidatos já passaram pela Companhia. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores