Último dia de inscrições para prêmio de artesanato

Podem participar empreendedores individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas

por Anderson Santos qua, 30/11/2011 - 06:12

Os interessados em participar da 3ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato têm até esta quarta-feira (30) para se inscrever, através da internet. Podem participar empreendedores individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas.

O objetivo do prêmio, realizado de três em três anos, é incentivar os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios. As duas primeiras edições foram em 2006 e em 2009. Juntas, tiveram mais de 1,5 mil inscritos. Nesta edição, a expectativa é receber mais de mil inscritos.

Durante a inscrição, os candidatos preenchem um questionário de auto-avaliação. Os que obtêm melhor pontuação passam para a fase seguinte, quando 180 unidades produtivas serão selecionadas para receber a visita dos consultores. As 100 melhores serão escolhidas por um júri de cinco especialistas em artesanato, com base nos seguintes critérios: grau de inovação dos produtos, adequação econômica, adequação ergonômica dos postos de trabalho, adequação ambiental, eficiência produtiva, adequação cultural, embalagem, qualidade percebida - valor intangível, práticas comerciais, responsabilidade social e gestão estratégica.

A premiação acontece em agosto de 2012. Os vencedores terão oportunidade de expor seus produtos em quatro eventos comerciais de expressão nacional. Eles poderão ainda usar o selo TOP 100 de Artesanato até o fim de 2014 e divulgar seus trabalhos no catálogo do prêmio.

COMENTÁRIOS dos leitores