Restos de peixes viram arte

Produtos que seriam incinerados geram renda para mais de 60 famílias

Thabata Alvespor diogo sex, 05/08/2011 - 19:00
Thabata Alves Rosa de escamas é o item mais requisitado entre os objetos fabricados pela marca Thabata Alves

Depois de longa caminhada para encontrar a Rua Delfin, no bairro de Brasília Teimosa, no Recife, antiga Rua A (conforme explicou um morador do bairro que descansava em uma calçada da avenida principal), chega-se à casa de muro de madeira rústica com um peixe de barro em cima e muitas plantas cobrindo toda a entrada.

Estreita como a maioria das casas da comunidade, a primeira impressão de pouco espaço é desfeita ao adentrar no aconchegante sobrado, que tem a parede dos fundos de vidro e uma visão privilegiada do Rio Capibaribe bem como das contemporâneas esculturas de Francisco Brenannd.

O espaço a princípio serviu de ponto de venda e armazenamento de pescados durante cinco anos e permaneceu desativado até 2005, quando passou a abrigar um projeto que transforma couro e escamas de peixes em objetos de desejo feminino.

Localizada numa vila de pescadores e reserva ambiental, a Mar & Arte é uma distribuidora de artesanatos, acessórios de moda e decoração, feitos a partir de materiais que seriam incinerados, gerando renda para mais de 60 famílias de Brasília Teimosa, Cruz de Rebouças, Itapissuma, Enseada dos Corais.

A equipe também é formada pelas filhas e mulheres dos pescadores do Frigorífico Noronha (no Curado), de onde vêm os couros das tilápias devidamente cortados. As artesãs retiram as escamas e deixam o couro para ser curtido e tingido, processo feito sem uso de produtos químicos.

Pelas mãos dessas mesmas mulheres são criados acessórios como bolsas, sandálias, pulseiras e colares. A marca conta com mais de 200 itens, o mais conhecido é a rosa de escamas. Os artigos são feitos na casa das artesãs, elas são pagas por cada artefato confeccionado.

Apoiada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Fazer Brasil e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), desde 2005 a Mar & Arte participa todos os anos das maiores feiras nacionais e internacionais, leva seus produtos a França (Feira Maison e Objet), Estados Unidos (EUA), Alemanha (FeiraTrendset e Mustermarket, Feira Ambiente) e Itália (Feira Macef).

No Brasil, participam de feiras em Pernambuco (Fenneart), São Paulo (Intergift, DAD, House e Gift Fair South America), Minas Gerais (Feira Nacional do Artesanato) e Alagoas (Seminário de Promoção as Exportações).

 

MEIO AMBIENTE

 O sucesso do projeto idealizado por Clarice D’Ávila, sua a filha, Camila Haeckel Blanke, e apoiado pelo marido Guilherme Blanke (dono do Frigorífico Noronha), pode estar relacionado à simpatia das empresárias.

Formada em economia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e em moda pela Faculdade Boa Viagem (FBV), Camila tem 31 anos, mãe de duas meninas, Beatriz, cinco anos e Marina, sete anos.

Ela conta, entusiasmada, que a ideia surgiu com o nascimento da primeira filha. “Foi quando minha primeira filha nasceu que senti a necessidade de fazer algo relacionado com o sustentável e o social, ao mesmo tempo, resolvi então aproveitar o couro do peixe que era jogado fora”, revela Camila.

De acordo com a economista, a população está mais consciente da importância de cuidar do meio ambiente. “Vejo hoje as pessoas se interessarem pelo assunto, entretanto percebo pelo meu trabalho, que infelizmente quem mais se preocupa com o problema é a classe A. Eles reconhecem a importância e o valor desse tipo de projeto”, conclui Camila.

Além da marca já ter chegado a países como França e Estados Unidos, está presente em festas da alta sociedade brasileira (como no casamento da irmã de Luciano Zafir), as novelas igualmente aderiram à moda sustentável da grife. "Na novela Viver a Vida , três espaços foram decorados com cinco itens nossos, em Três Irmãs também colocaram algumas peças nossas e  em Insensato Coração(atual folhetim das oito da Rede Globo) também apareceram produtos nossos em algumas cenas. E ainda, Ana Maria Braga nos convidou para participar do programa dela, mas não fomos. Apesar de termos recusado o convite por timidez, ela mostrou nossos produtos", lembra Clarice.

Outras importantes conquistas da Mar & Arte contadas são mostradas com orgulho pelas empresárias (elas guardam em uma pasta todas as matérias   de jornal e revistas sobre a marca, revistas nacionais e internacionais de decoração e moda com fotos dos produtos, folders das feiras), entre eles, o prêmio Sebrae Top 100 (na categoria projeto sustentável, 2009).

“Esse prêmio foi muito importante para nós, eles (os responsáveis do Sebrae pelo concurso) avaliam tudo, toda a parte técnica, rigorosamente”, aponta a designer. Já o Guia 4 Rodas 2010 (lançado em outubro de 2009) indica a grife como um ponto turístico que não deve deixar de ser visitado no Recife.

Para Clarice a iniciativa de transformar resíduos em objetos deveria ser uma prática adotada por todos os empresários. De acordo com ela, esta seria uma forma de contribuir com o meio ambiente, além de fomentar a economia. Veja mais fotos na galeria.

Serviço

Endereço: Rua Delfin, 292 – Brasília Teimosa - Recife

Telefone: (81) 3327-6097

Site: www.marearte.com.br

E-mail: mareartebrasil@hotmail.com

COMENTÁRIOS dos leitores