Consultor dá dicas para investir em franquia

Hamilton Marcondes participou da ABF Franchising EXPO Nordeste 2014

por Roberta Patu | sab, 08/11/2014 - 09:02
Compartilhar:

Durante o evento ABF Franchising EXPO Nordeste 2014, realizado no Centro de Convenções, em Olinda, o consultor Hamilton Marcondes, especialista da HM Varejo e Franchising e um dos fundadores da ABF (Associação Brasileira de Franchising), ministrou palestra sobre o tema “Como avaliar o seu perfil empreendedor”.  De acordo com Marcondes, o Brasil aparece em terceiro lugar no ranking mundial dos países que possuem mais franquias, com 2.900 marcas, e tem gerado mais 900 mil empregos diretos e mais de 3 milhões indiretos. "Só no ano de 2013, o faturamento do mercado de franquias cresceu 11,9% em todo país e chegou a R$ 115 bilhões”, declarou. 

Ainda conforme o consultor, nas regiões Norte e Nordeste, o segmento também vem apresentando um crescimento bastante significativo, ou seja, cerca de 200 marcas atuam no sistema de franquia nessas duas regiões e o número de lojas cresce a cada dia, sendo difícil de mensurar. "O Nordeste tem uma participação de menos de 10% do sistema no Brasil, portanto tem muito ainda o que expandir. A região passa por um momento propício para esse tipo de investimento”, acrescentou.

o especialista falou também que a modalidade franchising é diferente de um negócio comum. "Na primeira, a franqueadora auxilia e orienta o franqueado desde a negociação do ponto e inauguração, mantendo a operação junto com o investidor. Em um negócio independente, é necessário que o proprietário crie, desenvolva produtos e faça os testes necessários no mercado. Para abrir uma franquia, o empresário deve ter um perfil empreendedor e capacidade financeira para investir na operação. A implantação traz benefícios como segurança, facilidade de acesso ao crédito, aceitação garantida da marca no mercado, retorno rápido, entre outros”, conclui.

 

 

Com informações da assessoria.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando