Golpe no WhatsApp promete kits do O Boticário

Mais de 50 mil usuários foram atraídos pela falsa oferta de Dia dos Namorados

por Katarina Bandeira sab, 08/06/2019 - 17:08

Usuários do WhatsApp devem prestar atenção para não caírem em um novo golpe disseminado pela plataforma. Uma mensagem falsa, usa o nome da empresa O Boticário para oferecer kits gratuitos de Dia dos Namorados. A empresa dfndr lab, especializada em segurança na internet, identificou que em apenas dois dias mais de 50 mil pessoas foram afetadas pelos ataques.

A fraude é feita através de uma mensagem com um link deveria redirecionar o usuário para a página da empresa. Ao acessá-lo a vítima é incentivada a responder uma breve pesquisa, e, posteriormente, compartilhar o link malicioso com outros 5 contatos ou grupos do aplicativo. Apenas dessa teria acesso ao suposto kit de perfume.

Depois do compartilhamento, o usuário é induzido a fornecer dados pessoais e, por fim, direcionado a páginas falsas para fazer downloads de apps infectados com malwares. Esse tipo de golpe é comum com a proximidade de datas comemorativas que fomentam o comércio. A empresa de segurança afirma que, por hora, são registrados, pelo menos, 1500 novos acessos às fraudes.

LeiaJá também

--> 'Sing in with apple' chega para livrar usuários de spam

--> Google quer priorizar a privacidade de seus usuários

--> WhatsApp: hackers instalaram programa espião em celulares

COMENTÁRIOS dos leitores