Dia Mundial do Rádio: 5 podcasts que você precisa conhecer

Plataforma atrai ouvintes interessados por assuntos que vão de política à cultura

por Nataly Simões qua, 13/02/2019 - 17:50
Pixabay Na plataforma é possível ouvir programas sobre assuntos variados, onde e a hora que preferir Pixabay

Nesta quinta-feira (13) é comemorado o Dia Mundial do Rádio, meio de comunicação que não perdeu seu espaço mesmo com o advento da internet, no entanto, ganhou mídias similares, como é o caso do Podcast. Uma plataforma onde é possível ouvir programas sobre assuntos variados, onde e a hora que preferir. Confira cinco podcasts que você precisa conhecer:

Bora Marcar?

Comandado por seis mulheres cariocas, o programa traz uma conversa informal sobre diferentes assuntos repletos de muita opinião e humor, mas sem dispensar temas que exigem seriedade. “A ideia é nos expressar e falar sobre tudo, do nosso jeito. O tom mais sério é necessário em certos episódios, como o que falamos sobre “Mulheres na Política” e “Orgulho LGBTQ+”. De uma forma geral, queremos fazer as pessoas rirem e refletirem”, afirma uma das integrantes Diana Navarro.

Contra Corrente

Com conteúdo voltado para política, o programa aborda assuntos que necessitam de um olhar mais aprofundado, como eleições, políticas públicas e movimentos sociais. O administrador Bruno Miranda explica que a ideia de fazer um podcast político surgiu após as eleições de 2018, quando ele notou que a sociedade precisava de uma discussão maior sobre as decisões políticas que são tomadas o tempo todo e que impactam diretamente na vida da população.

“Se a gente não tem controle, não acompanha e não discute isso. A gente toma alguns sustos, mas continua a decidir o nosso caminho apenas de quatro em quatro anos”, diz.

OtakeiraCast

Como o nome sugere, o podcast é voltado para os amantes de animes e cultura japonesa em geral e, também, aborda a diversidade e representatividade dentro do universo do anime. A ideia de criar o programa surgiu quando o publicitário Júlio Cesar Duarte, 26 anos, decidiu que queria trabalhar com produção de conteúdo. “Como não tenho uma câmera ou um smartphone com uma qualidade razoável de produção, criar um podcast foi um jeito mais fácil de trabalhar com conteúdo”, afirma.

Coqueirocast

Cultura pop, geek e nerd com um tom humorístico é o que move o programa, que existe desde 2017. “Nossos ouvintes são pessoas que gostam de humor e nerdices, em geral são jovens e, na maioria, homens. Tem de tudo um pouco. Eu ouço podcasts há anos e acredito que o que todos os que ouvem têm em comum é a necessidade de ocupar com entretenimento um espaço do nosso dia enquanto fazemos uma atividade física ou dirigimos, por exemplo. A plataforma é perfeita para isso”, comenta um dos integrantes Robson Santos.

Poranduba

Com episódios alternados entre entrevistas e monólogos, o programa traz reflexões sobre o folclore brasileiro e caiu no gosto dos ouvintes que buscam expandir seus conhecimentos em torno do tema. “Lá abordamos folclore em relação ao cinema, literatura e cultura pop, mas também articulado a temas como racismo, diversidade de gênero, sexualidade, povos indígenas. É um espaço onde folclore é levado a sério”, complementa o idealizador Andriolli Costa.

COMENTÁRIOS dos leitores