Após 4 anos, Museu do Videogame não virá ao Recife em 2019

Acervo com mais de 370 consoles clássicos e atuais atraiu mais de 2 milhões de visitantes na capital

por Nathália Guimarães qua, 06/02/2019 - 11:53
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Museu do Videogame Itinerante traz relíquias como o primeiro console fabricado no mundo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Evento já carimbado no calendário pernambucano, o Museu do Videogame Itinerante não virá ao Recife em 2019. A exposição, que ocupou um amplo espaço do Shopping Recife durante quatro anos consecutivos, decidiu priorizar outra cidade, já que o centro de compras não demonstrou interesse em realizar o evento. O acervo com mais de 370 consoles clássicos e atuais atraiu mais de 2 milhões de visitantes na capital.

De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, o Recife era o segundo maior público da exposição. "Ainda no ano passado, a gente recebeu a informação de que o Shopping Recife não receberia o evento, que é sempre gratuito e aberto ao público. A gente tentou oferecer para outros espaços, mas não tivemos retorno positivo", contou, em entrevista ao LeiaJá.

Cleidson ressalta que tentou até mesmo contato com estabelecimentos comerciais de outras cidades próximas, como Caruaru e Olinda, mas a resposta foi sempre negativa. "No fim das contas, somos uma empresa. Então, passamos a dar prioridade para outra cidade que já estava cercando a gente a muito tempo. Nunca demos um retorno positivo porque sabíamos que Recife já era tradição", ressaltou.

Com visitas marcadas para outras cidades nordestinas como São Luís e Teresina, o Museu do Videogame Itinerante este ano traz novidades que não poderão ser conferidas pelo público recifense de perto. Uma delas são os novos controles gigantes do Atari e do Master System, além dos últimos lançamentos para o PlayStation 4.

Pessoalmente, Cleidson lamenta a ausência da exposição na capital pernambucana em 2019. "Temos esperança de voltar um dia ao Recife. Se não for pelo Shopping Recife, temos outras opções e, com o tempo, vamos conversar com outros estabelecimentos para tentar continuar a tradição do Museu do Videogame no Recife", pontuou.

Cada vez mais recheado, o acervo do Museu do Videogame Itinerante traz relíquias como o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972, o Atari 2600 Darth Vader, Phanton System, Sega CD, Dynavision, Master System, Nintendinho e muitos outros. Este ano, a exposição foi convidada para participar do London Games Festival, um dos mais importantes eventos de jogos eletrônicos da Inglaterra.

Em resposta, o Shopping Recife informou que está em busca de novas atrações. "O Shopping Recife recebeu o Museu do Videogame durante quatro anos, de 2015 a 2018. No entanto, por estarmos sempre em busca de novidades, em 2019, daremos oportunidade a outra ações, possibilitando novas experiências de entretenimento aos nossos clientes", disse em comunicado.

LeiaJá também

--> Conheça os dez jogos mais aguardados de 2019

COMENTÁRIOS dos leitores