Facebook nega que desafio dos 10 anos colete dados

Em meio a polêmicas, rede social disse que o desafio é apenas um meme divertido

por Nathália Guimarães sex, 18/01/2019 - 10:11
Reprodução Ex-apresentadora no SBT e atriz Maisa Silva foi uma das celebridades que entrou na brincadeira Reprodução

O Facebook disse que o desafio de 10 anos (ou #10yearschallenge) é apenas um meme divertido e não está sendo usado para quaisquer outros fins, informou a rede social em meio a sugestões de que poderia estar colhendo dados de fotos antigas de pessoas.

O desafio espalhou-se pelo Twitter, Facebook e Instagram e, nos últimos dias, encorajou as pessoas a postarem fotos de si mesmas agora junto com imagens suas de 2009. Um grande número celebridades em todo o mundo também entrou na brincadeira. Nomes como Sabrina Sato, Madonna, Dulce Maria, Jessica Biel, Maisa Silva e Nicki Minaj aderiram à febre.

Mas, à medida que a popularidade da brincadeira cresceu, também houve advertências de que as imagens postadas no Facebook e no Instagram poderiam estar sendo usadas para treinar o sistema do Facebook que realiza o reconhecimento facial dos usuários.

Para acalmar os usuários, o Facebook respondeu que não tinha nada a ver com a criação do desafio. "O desafio de 10 anos é um meme gerado pelos usuários que começou por conta própria, sem o nosso envolvimento. É uma prova da diversão que as pessoas têm no Facebook e é isso", informou a rede social em sua conta oficial do Twitter.

LeiaJá também

--> Facebook apaga centenas de contas falsas ligadas à Rússia

COMENTÁRIOS dos leitores