Golpe por ligação rouba dados de usuários do iPhone

Golpistas se passam pelo suporte da Apple para enganar usuários

por Nathália Guimarães qua, 09/01/2019 - 10:26
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Um novo golpe tem como alvo os donos de iPhones nos EUA. Os criminosos estão ligando para as vítimas se passando pelo suporte da Apple, informando que há um problema com o aparelho e pedindo para que o cliente ligue a um número indicado. Segundos os relatos que circulam na internet, é quase impossível perceber que as chamadas, na verdade, são realizadas por criminosos.

Isso porque os golpistas estão se tornando cada vez mais sofisticados em sua capacidade de falsificar números oficiais. O cliente, acreditando ter algum problema com seu iPhone, retorna a chamada para o número indicado. É neste momento que os fraudadores pedem informações sobre dados pessoais, por exemplo.

A executiva de uma firma de pesquisa em segurança cibernética, Jody Westby, foi uma das pessoas que receberam a ligação. O telefonema automático - que parecia ser do suporte da Apple - disse a ela que vários servidores do iCloud foram comprometidos e que seus dados não estavam mais seguros.

Por telefone, o golpista disse que ela precisava ligar para outro número para ter certeza de que suas informações estavam seguras. Em vez disso, Westby contatou a própria Apple para perguntar se a ligação era legítima e descobriu que se tratava de uma fraude. Além disso, a empresa informou que nunca entra em contato por chamadas, especialmente aquelas do tipo automáticas.

LeiaJá também

--> Polícia alemã encontra hacker que vazou dados de políticos

COMENTÁRIOS dos leitores