China rompe o congelamento e aprova 80 games online

A aprovação estimulou empresas e jogadores, já que o país é o maior mercado de videogames do mundo

por Victor Gouveia sab, 29/12/2018 - 16:36
Reprodução/Freepik Em contrapartida à liberação, 20 games foram vetados pelo governo chinês Reprodução/Freepik

Foi aprovado, neste sábado (29), o lançamento de 80 games online na China, após um congelamento de aprovações validado desde março de 2018. A atitude estimulou empresas e jogadores, já que o país é o maior mercado de videogames do mundo.

Os títulos aprovados foram listados no site da Administração Estatal de Imprensa, Publicações, Rádio, Cinema e Televisão, entretanto, não incluem produções da Tencent Holdings. No trimestre de junho, a líder do mercado registrou a primeira queda nos lucros em mais de uma década. Desse modo, a empresa perdeu mais de 100 bilhões de dólares em valor de mercado.

O agravamento das críticas aos games por conteúdo violento, e alegações que causam miopia e vício entre os jovens, fez com que a China resolvesse parar de aprovar novos jogos. De acordo com a imprensa estatal Xinhua, um comitê de ética em videogames online organizado pelas autoridades do país, já analisou 20 produções. Tal medida, aumentou as esperanças de que o governo possa retomar as aprovações congeladas há um ano.

O comitê solicitou a reformulação de 11 títulos para “eliminar o risco moral” e rejeitou os outros nove por conteúdo impróprio. Especialistas celebraram a decisão do Estado chinês. “Nós vemos isso como um passo progressivo com direções estratégicas mais prováveis de serem divulgadas até o final deste mês. Isso poderia ser seguido por um anúncio de cronograma de retomada das aprovações antes de meados de 2019”.

COMENTÁRIOS dos leitores