Instagram lança recurso para barrar venda de drogas no app

Rede social exibirá um aviso sempre que usuário buscar pelo nome de algum entorpecente na barra de pesquisas

por Nathália Guimarães qui, 13/09/2018 - 10:33
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

O Instagram lançou um novo recurso para tentar impedir a venda de drogas na rede social. Quando um usuário buscar pelo nome de algum entorpecente na barra de pesquisas, o aplicativo exibirá na tela um aviso, com informações úteis sobre prevenção e vício em substâncias ilegais.

O usuário pode então optar por obter recursos de suporte que o Instagram desenvolveu com entidades de saúde. Também haverá conselhos para familiares e amigos de pessoas com problemas de abuso de substâncias.

O Instagram diz que, embora muitas pessoas usem essas hashtags relacionadas a drogas para encontrar comunidades de apoio, outras as usam para vender entorpecentes.

Em alguns casos, o Instagram precisou bloquear ou limitar essas hashtags, mas isso impede a formação de comunidades de suporte úteis, diz a empresa. Já existem recursos semelhantes incorporados no Facebook.

Se os usuários do Facebook pesquisarem por determinados tópicos relacionados a drogas, eles verão na tela um alerta informativo semelhante ao adotado pelo Instagram. A empresa também bloqueia certas buscas para impedir que traficantes cheguem às pessoas por meio da rede social.

LeiaJá também

--> Instagram lança recurso para agilizar comentários em fotos

COMENTÁRIOS dos leitores