Como é o processo seletivo da Apple, Facebook e Google

No Facebook, os engenheiros podem comparecer à entrevista trajando o que eles consideraram mais confortável

por Nathália Guimarães sab, 11/08/2018 - 14:12
Divulgação/Apple Divulgação/Apple

Não é impossível conseguir o emprego dos seus sonhos em uma das maiores empresas de tecnologia - mas esteja preparado para um processo longo e rigoroso. Para entender melhor como funcionam as seleções de algumas das companhias mais importantes do setor, o site de dados sobre carreiras Comparably entrevistou mais de 6 mil funcionários da Amazon, Apple, Facebook, Google e Microsoft.

Os dados indicam que o processo seletivo varia consideravelmente entre cada empresa. Na Apple, os candidatos são orientados a esperar ser rejeitados algumas vezes e saber que pode levar alguns anos para conseguir a tão sonhada vaga.

Já no Facebook os engenheiros podem comparecer à entrevista trajando o que eles consideraram mais confortável, incluindo uma camiseta e calça jeans. Na pesquisa, os funcionários classificaram a Apple e a Microsoft como as empresas que têm os melhores processos de entrevista em geral.

Mas, segundo os entrevistados do estudo, é o Google que possui o processo mais difícil entre todas as empresas. Em contraste, 30% dos funcionários da Amazon descreveram a seleção como fácil. A pesquisa também mostra que a maioria dos funcionários disse que conseguiu uma entrevista preenchendo um formulário na internet, exceto na Google e na Microsoft.

E o Facebook, por exemplo, teve o maior percentual entre os funcionários que disseram ter conseguido uma entrevista por meio de redes sociais. Após a seleção, os candidatos ficam ansiosos aguardando uma resposta da companhia. Nestes casos, a Microsoft tem o tempo de resposta médio mais rápido.

A pesquisa aponta que o Google chega a demorar algumas semanas para entrar em contato com candidato após uma entrevista. Na Microsoft, porém, é possível receber uma boa ou má notícia no mesmo dia.

Outro dado de destaque da pesquisa é que os funcionários do Facebook e do Google passam por mais de uma entrevista antes de receberem um emprego. No Google, os candidatos podem ter que passar por cinco ou mais reuniões. Na Amazon, no entanto, eles podem ter que fazer apenas uma ou duas.

Os dados da pesquisa são provenientes de entrevistas com 6.463 funcionários da Amazon, Apple, Facebook, Google e Microsoft, que responderam a uma série de perguntas, no período de março de 2018 e junho de 2018. Os resultados foram divulgados em 9 de julho de 2018.

LeiaJá também

-->  Facebook abre inscrições para seu programa de estágio 

COMENTÁRIOS dos leitores