Europa poderá adotar padrão universal para carregadores

Autoridades europeias têm pressionado empresas por um carregador comum por quase uma década

por Nathália Guimarães qua, 08/08/2018 - 14:18
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A União Europeia (UE) tenta há quase uma década fazer com que os fabricantes de smartphones concordem voluntariamente em adotar um padrão universal para carregadores. Segundo a Reuters, a comissária europeia para a concorrência, Margrethe Vestager, disse nesta semana que os fracos resultados da campanha estão levando o órgão a considerar medidas mais incisivas.

Em 2009, 14 empresas, incluindo Apple, Samsung, Huawei e Nokia assinaram um memorando de entendimento voluntário concordando em unificar os carregadores para novos modelos de celulares que entrariam no mercado em 2011. De lá pra cá, pouco foi feito.

"Dado o progresso insatisfatório com essa abordagem voluntária, a comissão lançará em breve um estudo de avaliação de impacto para avaliar os custos e benefícios de diferentes outras opções", afirmou a comissária Margrethe Vestager.

A entidade cita as mais de 51 mil toneladas de lixo eletrônico anual de carregadores antigos, bem como a inconveniência para os consumidores, para convencer as empresas a adotar um padrão único. Embora seja raro encontrar um smartphone moderno que não use um carregador USB type-C ou micro USB, a Apple usa seu próprio conector Lightning no iPhone. A data de início do estudo ainda não foi anunciada da UE.

LeiaJá também

--> Usa um Galaxy S7? Você pode estar vulnerável a hackers

COMENTÁRIOS dos leitores