Golpe do vômito cobra taxa cara de passageiros do Uber

Fraude realizada por motoristas tem sido repetidamente denunciada em redes sociais

por Nathália Guimarães ter, 24/07/2018 - 11:06
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Na próxima vez que você usar o Uber, verifique sua fatura. A viagem pode se tornar cara - não apenas pela distância, mas por um tipo de fraude que está em ascensão nos EUA. O chamado golpe do vômito tem sido repetidamente denunciado em redes sociais e já possui casos registrados em todo o mundo. As informações são do jornal Miami Herald.

Os passageiros solicitam carros Uber, que os entregam ao seu destino. Mas quando o cliente recebe um e-mail da empresa informando quanto custou sua viagem ele percebe uma nota relatando a cobrança de uma taxa extra que pode chegar até os R$ 300, dependendo do grau de desonestidade do motorista.

O passageiro, sem saber o que está acontecendo, tenta entrar em contato com o Uber. A única maneira de fazer isso é através de um botão no aplicativo da empresa ou na página da internet.

Ao receber uma resposta, o cliente tem uma surpresa. Isso porque o motorista sinalizou à Uber que ele vomitou em seu carro e, por isso, a taxa de limpeza foi cobrada de seu cartão.

A mensagem é acompanhada por fotos do suposto incidente - vômito no veículo. A política da Uber é cobrar uma taxa extra se um passageiro vomitar ou derramar uma bebida nos assentos ou em qualquer superfície difícil de limpar.

O jornal Miami Herald conversou com usuários que alegaram ter sido vítimas do golpe. William Kennedy informou ter sido multado por dois motoristas diferentes na mesma noite, sem ter vomitado em nenhuma das ocasiões. Ele só conseguiu o reembolso após inúmeros e-mails.

O Uber diz que as taxas extras compensam os motoristas pelo tempo e pelo dinheiro que gastam limpando seus veículos. Em resposta aos casos, a empresa disse que está procurando ativamente relatórios onde a fraude pode ser detectada e tomará as ações apropriadas. "Com 15 milhões de viagens por dia, a Uber infelizmente não está imune a esses tipos de incidentes", informou a empresa, em comunicado.

LeiaJá também

--> Motorista do Uber é suspenso por filmar clientes escondido

--> Uber analisará ficha criminal de motoristas em tempo real

COMENTÁRIOS dos leitores