Brasileiros preferem a Samsung e deixam Apple escanteada

Apple perdeu espaço no mercado brasileiro, enquanto a Samsung atingiu quase metade das vendas

por Nathália Guimarães dom, 22/07/2018 - 10:54
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

O mercado de smartphones do Brasil mostrou sinais positivos de crescimento, com aumento de 2% no ano no primeiro trimestre de 2018, segundo pesquisa realizada pela consultoria Counterpoint Research. Dentre as marcas, a Samsung despontou como a favorita entre os consumidores, seguida pela Motorola e LG. A Apple aparece apenas em 4º lugar.

Segundo o estudo, a Samsung conseguiu no primeiro trimestre deste ano atingir a marca de 45,6% das vendas de smartphones no mercado nacional. A consultoria diz que a empresa conquistou a primeira colocação graças à robusta produção local e aos altos níveis de gastos com marketing em campanhas promocionais.

As estatísticas mostram ainda que Samsung domina claramente quase todas as faixas de preço do mercado brasileiro, e que o sucesso da marca depende principalmente da sua série Galaxy J, que possui modelos como o Galaxy J5, Galaxy J7 e Galaxy J4.

Já a Motorola aparece em segundo lugar com 19,8% das vendas. Os modelos Moto C e Moto C Plus ajudaram bastante a empresa no Brasil. A LG registrou uma queda anual de 10%, mas manteve sua terceira posição no mercado de smartphones, com 11,4% de participação.

A Apple e o iPhone aparecem apenas na quarta posição no mercado de smartphones brasileiro, com uma participação de 5,7% no primeiro trimestre de 2018. O estudo diz que a companhia perdeu espaço desde que decidiu parar de montar seus aparelhos no Brasil.

Já a empresa brasileira Positivo foi a que mais surpreendeu. Apesar de surgir apenas em 5º lugar no ranking, a empresa foi a marca que mais cresceu no período, com aumento de 33% de participação no mercado de smartphones brasileiro.

LeiaJá também

--> Google pode passar a cobrar pelo Android, diz presidente

COMENTÁRIOS dos leitores