Aplicativo permite denunciar mau uso de dinheiro público

Cidadão também pode sinalizar a necessidade de políticas públicas em seu município

por Nathália Guimarães qui, 12/07/2018 - 11:21
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O governo federal lançou um novo aplicativo para que os cidadãos acompanhem a fiscalização dos recursos públicos repassados aos estados e municípios. Por meio do Siconv, o usuário poderá também indicar a necessidade de políticas públicas em seu município, como construção de escolas, postos de saúde, áreas de lazer, entre outras.

Disponível para Android e iPhone, o aplicativo conta com quatro principais funcionalidades, de tal forma que possa fazer o acompanhamento dos investimentos realizados nas cidades mediante avaliação, envio de fotos e denúncias, se for observada alguma irregularidade.

A plataforma do Siconv foi construída para simular um jogo, com avatar, pontuação, metas, ranking e interação entre os usuários. O cidadão pode escolher um personagem, conquistar objetivos e marcar pontos, facilitando – de forma interativa – a comunicação com o governo federal.

Ao entrar no aplicativo, o perfil do usuário é localizado no mapa e indicará os instrumentos financiados com recursos públicos federais próximos a sua região, bem como as necessidades já indicadas por outros participantes.

Dessa maneira, todos serão capazes de estimular e auxiliar o governo na identificação de pontos de atenção e correção de desvios em cada instrumento firmado.  

As denúncias efetuadas no aplicativo são direcionadas ao Ministério da Transparência (MT) e Controladoria Geral da União (CGU). O órgão enviará um número de protocolo ao cidadão para o acompanhamento da análise da denúncia.

LeiaJá também

--> WhatsApp agora mostra quando mensagem foi encaminhada

COMENTÁRIOS dos leitores