Anvisa aprova tratamento contra depressão por aplicativo

Ferramenta, que já era usada na Europa, agora pode ser baixada por brasileiros

por Nathália Guimarães ter, 10/07/2018 - 10:00
Pexels Pexels

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de um aplicativo para auxiliar no combate a depressão. O chamado deprexis permite ao paciente fazer uma autoavaliação do que está sentindo semanalmente, em um período de 90 dias, fornecendo, então, soluções baseadas na terapia cognitivo-comportamental.

A ferramenta, que já era usada na Europa, agora pode ser baixada por brasileiros, desde que os usuários incluam o CRM de seu médico na hora do cadastro. Além disso, é preciso pagar uma taxa de R$ 990 para poder usar o serviço por três meses.

Segundo seus desenvolvedores, a eficácia do aplicativo na redução dos sintomas da depressão foi demonstrada em 11 estudos clínicos controlados e randomizados com mais de 6 mil pacientes. No entanto, é importante ressaltar que o uso do serviço não substitui um médico ou psicoterapeuta.

Através de diálogos individuais com cada paciente, o aplicativo tira dúvidas e ensina técnicas que façam com que a pessoa perceba os próprios sintomas. O tratamento oferece 10 abordagens psicológicas. O objetivo geral de todos os elementos do programa é ensinar aos usuários habilidades úteis que possam aplicar no cotidiano para superar a depressão.

O site do aplicativo diz que vale a pena usar o programa de 1 a 2 vezes por semana durante pelo menos 30 minutos. A compra da licença deve ser feita diretamente no link br.deprexis.com, caso o médico forneça a aprovação para o uso. Quem quiser também pode usar uma versão de teste do programa.

LeiaJá também

--> App promete identificar qual o motivo do choro do seu bebê

COMENTÁRIOS dos leitores