Supermercado testa entregas com carros sem motorista

Maior rede de supermercado dos EUA quer inovar seu serviço de delivery de produtos

por Nathália Guimarães sex, 29/06/2018 - 11:37
Divulgação Divulgação

A Kroger, maior cadeia de supermercados dos EUA, está lançado um serviço de delivery com veículos totalmente autônomos, aqueles que dispensam motoristas, anunciou a empresa nesta quinta-feira (28).

Inicialmente, os carros serão testados com condutores humanos a bordo para fazer as entregas de mercadorias. Mas no futuro a ideia é realizar o serviço de maneira totalmente autônoma.

Ao solicitar um delivery, os clientes poderão rastrear e interagir com os veículos por meio de um aplicativo ou da plataforma de entrega já existente da Kroger. Os carros usados da iniciativa são fabricados pela empresa Nuro.

Os modelos, chamados R1, são mais finos e curtos que os automóveis normais, e possuem câmeras, radar e sensores a laser. Neste momento, a Kroger está usando uma frota de seis veículos autônomos para coletar dados e otimizar rotas, que depois são alimentadas com mais unidades.

Atualmente, os consumidores da Kroger esperam que os entregadores levem suas compras até a porta da frente da sua casa – mas os carros autônomos não podem ultrapassar o limite da calçada. Caberá a cada cliente encontrar um dos veículos autônomos e recolher sua encomenda.

Mas a Kroger explica que o modelo atual de entrega será mantido. A ideia é mesclar esses dois tipos de serviço levando em consideração o perfil de cada consumidor. Por enquanto, o projeto piloto está ativo em apenas um mercado.

A Kroger tem 2.800 lojas em 35 estados dos EUA e atende cerca de 9 milhões de clientes todos os dias.

LeiaJá também

--> IBM revela computador capaz de debater com humanos

COMENTÁRIOS dos leitores