Nasa projeta helicóptero para sobrevoar Marte

O Marscopter entrará em operação a partir de julho de 2020, com o peso de quatro quilos e cerca de 30 centímetros de circunferência

por Caroline Nunes seg, 14/05/2018 - 16:17

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa) afirmou que irá lançar um helicóptero autônomo para sobrevoar a superfície do planeta Marte. A Nasa prevê que o Marscopter entrará em operação a partir de julho de 2020.

O equipamento terá o peso de quatro quilos e cerca de 30 centímetros de circunferência. Para que consiga levantar voo na atmosfera de Marte, onde a pressão do ar é menor, suas duas hélices precisam girar dez vezes mais rápido que o necessário do que se estivesse na Terra. São três mil rotações por minuto.

De acordo com a publicação sobre o Marscopter, divulgada no site oficial da Nasa, o maior desafio é o sistema de comunicação com o computador. "Mesmo se as instruções vindas da Terra viajarem até Marte na velocidade da luz, seriam alguns minutos para chegar lá. Controlar o helicóptero daqui, portanto, é impossível. Por isso, ele precisa ser parcialmente, autônomo”, diz a publicação da Nasa.

A missão visa procurar zonas de pouso ideais na superfície, verificar o planeta em busca de sinais de vida ou perigos que possam ser importantes para os futuros astronautas que pousarem em Marte.

Confira o vídeo com a simulação do Marscopter. 

COMENTÁRIOS dos leitores