Procon notifica Facebook Brasil por vazamento de dados

No Brasil, cerca de 443 mil usuários tiveram seus dados acessados de forma indevida

por Nathália Guimarães sex, 13/04/2018 - 15:21
AFP Fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg AFP

O Procon-SP notificou o Facebook para solicitar mais informações sobre o vazamento de dados de usuários brasileiros da rede social. A notificação ocorreu no último dia 6, mas só foi divulgada nesta sexta-feira (13). No total, 87 milhões de pessoas em todo o mundo foram afetadas pelo escândalo da empresa britânica Cambridge Analytica, que trabalhou para a campanha eleitoral de Donald Trump em 2016.

No Brasil, o 8º país mais atingido no caso, cerca de 443 mil usuários tiveram seus dados acessados. "A fundação quer saber como e quando ocorreram os vazamentos, assim como o tipo de dados expostos, além de descrever as providências já tomadas", diz o Procon, em nota.

As informações pessoais foram obtidas de forma indevida por meio de um aplicativo que funcionava no Facebook. Por conta do escândalo, o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, precisou dar explicações a congressistas americanos esta semana. Na sabatina, Zuckerberg se desculpou pelo ocorrido. “Não fizemos o suficiente para evitar que estas ferramentas fossem usadas de forma maliciosa", declarou.

LeiaJá também

--> Proteste diz que Facebook deve indenizar usuários

COMENTÁRIOS dos leitores