Facebook está avisando usuários que tiveram dados vazados

Cerca de 87 milhões de usuários do Facebook em todo o mundo vão descobrir nesta segunda-feira (9) se suas informações pessoais foram compartilhadas

por Nathália Guimarães seg, 09/04/2018 - 09:55
NORBERTO DUARTE/AFP Empresa disse que as pessoas afetadas receberão uma mensagem em seu feed de notícias NORBERTO DUARTE/AFP

Cerca de 87 milhões de usuários do Facebook em todo o mundo vão descobrir nesta segunda-feira (9) se suas informações pessoais foram compartilhadas com a consultoria política Cambridge Analytica, em uma das maiores violações de dados da rede social. A empresa disse que as pessoas afetadas receberão uma mensagem em seu feed de notícias. A maioria delas é residente dos EUA.

Além disso, todos os 2,2 bilhões de usuários do Facebook receberão um aviso que contém dicas e informações sobre quais aplicativos eles usam na rede social e quais informações foram compartilhadas com esses serviços. Eles poderão desativar as ferramentas individualmente ou desligar o acesso de terceiros.

O Facebook descobriu, no final de 2015, que a consultoria Cambridge Analytica teve acesso aos dados pessoais de seus usuários, mas não chegou a informá-los. As informações foram coletadas por meio de um aplicativo e centenas de milhares de pessoas receberam uma taxa para fazer um teste de personalidade. O aplicativo também coletou informações sobre os amigos dos participantes.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que deve testemunhar perante o Congresso dos EUA nesta quarta-feira (11), às 11h (horário de Brasília), reconheceu que cometeu um grande erro ao não ter uma visão suficientemente ampla das responsabilidades da empresa. É a primeira vez que o CEO de 33 anos depõe a legisladores americanos.

LeiaJá também

--> YouTube é acusado de coletar ilegalmente dados de crianças

COMENTÁRIOS dos leitores