Mais de 40 celulares Android saem de fábrica já infectados

Malware identificado por pesquisadores se infiltra profundamente no núcleo do sistema operacional

por Nathália Guimarães qui, 08/03/2018 - 10:44
Reprodução Companhia diz que identificou pelo menos 42 modelos diferentes com este problema. Reprodução

Pesquisadores da empresa de segurança Dr.Web descobriram que dezenas de telefones Android de baixo custo estão saindo de fábrica com um código criado para executar comandos não autorizados no dispositivo. A companhia diz que identificou pelo menos 42 modelos diferentes com este problema.

Estes telefones de baixo custo foram vendidos principalmente na China, na República Tcheca, na Indonésia, no Cazaquistão, no México, na Polônia e na Sérvia. A falha afetou modelos de fabricantes como Doogee, Leagoo e Zopo. Mas a empresa identificou um problema semelhante a esse em celulares feitos pela LG, Samsung, Lenovo e Asus.

A praga em questão é chamada de Triada. Originalmente, o vírus foi distribuído através de uma rede de publicidade maliciosa. Cerca de um ano depois, foi encontrado nos telefones antes mesmo de eles saírem da fábrica. Segundo a empresa, o malware se infiltra profundamente no núcleo do sistema operacional Android e opera principalmente na memória, o que torna muito difícil de detectá-lo ou removê-lo.

LeiaJá também

--> Criança erra senha de iPhone e o bloqueia por 47 anos

COMENTÁRIOS dos leitores