Jogar "Mario Kart" te ajuda a dirigir melhor, diz pesquisa

Estudo promovido por três universidades mostra que alguns jogos podem aprimorar significativamente habilidades motoras visuais

por Nathália Guimarães seg, 19/02/2018 - 09:40
Reprodução/Nintendo Segundo cientistas, jogos baseados em ação podem ser ferramentas de treinamento para motoristas Reprodução/Nintendo

As cascas de banana e as conchas de tartarugas voadoras podem não ser perigos reais na estrada, mas jogar games como "Mario Kart" realmente te prepara para a vida de motorista. Um estudo publicado na revista Psychological Science descobriu que alguns jogos podem aprimorar significativamente as habilidades motoras visuais e, consequentemente, transformar o jogador em um melhor condutor.

De acordo com os pesquisadores, a coordenação entre as entradas visuais e a resposta muscular, ou seja, ver a casca de banana na pista e conseguir apertar o botão a tempo de fazer com que o Mario ou Luigi desvie o carrinho, está associada à diversas tarefas diárias, inclusive dirigir.

Para o seu estudo, pesquisadores da Universidade de Nova York, Xangai e de Hong Kong convidaram 80 estudantes para participar de vários experimentos envolvendo diferentes jogos, entre eles "Mario Kart", "The Sims", "Unreal Tournament" e "Roller Coaster Tycoon".

Os estudantes sem experiência em jogos de ação foram convidados a jogar "Mario Kart" ou um game de tiro em primeira pessoa. Após 10 sessões de uma hora, suas habilidades mostraram melhora significativa.

Já os que aproveitaram games sem ação não apresentaram nenhuma melhora, mesmo depois de participarem pelo mesmo tempo. Outra parte da pesquisa mostrou que os experientes, aqueles acostumados a jogar pelo menos 5 horas por semana, se saíram melhor em testes de simulação de direção.

Este experimento, argumentam os pesquisadores, mostra que os jogos baseados em ação podem ser ferramentas de treinamento de fácil acesso e econômicas para ajudar as pessoas a se tornarem melhores motoristas.

Até mesmo os motoristas experientes podem se beneficiar de uma pequena ajuda virtual. Apenas 14 dos 80 participantes da pesquisa que tinham uma carteira de motorista não teve nenhum efeito sobre o resultado do estudo.

Mas isso não é tudo. Os jogos de tiro em primeira pessoa, como "Call of Duty" ou "Battlefield", também podem ajudar os motoristas experientes a se tornarem mais defensivos ao volante. Isso porque, segundo o estudo, eles exigem que as pessoas façam, constantemente, previsões sobre onde e quando as balas provavelmente irão atingi-las virtualmente.

COMENTÁRIOS dos leitores