Brasileiros são alvo de golpe que rouba senhas de 7 bancos

Golpe pretende infectar máquinas de usuários que acessam o internet banking de empresas como Santander, Bradesco, Itaú, Itaú Personnalité e Banco do Nordeste

por Nathália Guimarães qua, 06/12/2017 - 12:49
Reprodução Usuário pode ter dados como senha, número de conta corrente e login roubados Reprodução

Pesquisadores da empresa de segurança da informação Morphus Labs descobriram uma nova campanha maliciosa que tem como alvo clientes de sete instituições bancárias brasileiras. O golpe de phishing pretende infectar máquinas de usuários que acessam o internet banking de empresas como Santander, Bradesco, Itaú, Itaú Personnalité e Banco do Nordeste.

O arquivo infectado é enviado por e-mail e após o usuário abri-lo, o malware consegue criar uma página falsa de internet banking. Acreditando que está utilizando o site oficial de seu banco, a vítima insere seus dados (login, senha, número de conta) e um software captura todas as informações digitadas para enviá-las aos hackers.

De acordo com a Morphus Labs, o arquivo que infecta o computador inicialmente possui apenas 2,6 KB, mas após analisar o hardware do PC, consegue baixar mais componentes que usam uma codificação especial para não serem identificados por softwares de antivírus. 

Adicionalmente, o malware permite acesso e o controle remoto do computador da vítima. A principal dica para quem quer se proteger é não baixar arquivos ou entregar informações em e-mails de fontes duvidosas.

LeiaJá também

--> Imgur é hackeado e 1,7 milhão de usuários são afetados

COMENTÁRIOS dos leitores