Facebook pede selfie para comprovar identidade do usuário

Ideia é ajudar a detectar atividades suspeitas na rede social

por Nathália Guimarães qua, 29/11/2017 - 15:12
Wikimedia Commons Facebook pode pedir que você envie uma selfie para atestar sua identidade Wikimedia Commons

O Facebook pode pedir que você envie uma selfie para atestar sua identidade, sugere um novo relatório repercutido pelo jornal MailOnline. Telas do novo recurso - que foi confirmado pela própria rede social, trazem uma mensagem informando que é preciso enviar uma foto que mostre claramente o rosto do usuário, de acordo com as novas regras de segurança.

Segundo o Facebook, a ideia é ajudar a detectar atividades suspeitas em distintos pontos de interação no site, como criar uma nova conta, enviar pedidos de amizade, configurar informações de pagamento e criar ou editar anúncios.

"Quando nossos sistemas detectarem atividades suspeitas, podemos pedir que o proprietário da conta prove que ele é uma pessoa real", disse um porta-voz do Facebook ao MailOnline. Uma maneira de fazer isso, segundo o Facebook, será enviar uma selfie à rede social. A foto, em seguida, será excluída permanentemente.

O Facebook ainda não informou quando o recurso será lançado globalmente. No início deste mês, a empresa de Mark Zuckerberg foi criticada pelo seu plano de solicitar nudes do usuário para que o site possa bloquear pornografia de vingança de forma preventiva. O teste atualmente está em curso na Austrália.

LeiaJá também

--> Facebook lança novo sistema para prevenir suicídios

COMENTÁRIOS dos leitores