Facebook lança novo sistema para prevenir suicídios

Software identificou 100 pessoas com intenção suicida só no último mês

por Nathália Guimarães ter, 28/11/2017 - 11:19
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Facebook expande inteligência artificial para ajudar a prevenir suicídio Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Facebook anunciou que está lançando um conjunto de novas ferramentas de inteligência artificial projetadas para detectar postagens que sugerem que um determinado usuário está com intenções suicidas. As ferramentas estavam em testes nos EUA e foram expandidas para diversos outros países, incluindo o Brasil.

Como parte do novo impulso do Facebook para identificar situações que merecem mais atenção, o novo software da rede social pode analisar posts e até mesmo transmissões de vídeo ao vivo para identificar se um determinado usuário está demonstrando pensamentos suicidas.

Além disso, o software é projetado para até mesmo analisar comentários na rede social para identificar frases que poderiam sinalizar um iminente suicídio. Caso a inteligência artificial identifique um caso, o programa alerta um time de funcionários do Facebook especializados em lidar com tais situações.

O sistema também pode sugerir ao usuário recursos como uma linha de ajuda por telefone e, em alguns casos, os funcionários do Facebook podem entrar em contato com autoridades locais para intervir. Durante o último mês, as equipes especializadas falaram com mais de 100 pessoas após o software ter detectado intenções suicidas.

O Facebook informa que tem funcionários trabalhando 24 horas por dia, 365 dias por ano, monitorando postagens que sugerem que um usuário é suicida. Ao mesmo tempo, a rede social está atuando em estreita colaboração com grupos de apoio para ajudar as pessoas o mais rápido possível.

LeiaJá também

--> Rede social chinesa já vale mais que o Facebook

COMENTÁRIOS dos leitores