Twitter bloqueia anúncios de agências russas

Empresa disse em comunicado que recebeu informações de agência de inteligência dos Estados Unidos que comprovam interferência nas eleições de 2016

por Wagner Silva qui, 26/10/2017 - 17:27

O Twitter anunciou hoje (26) que bloqueou propagandas de duas agências oficiais russas por suspeita de envolvimento na manipulação de dados durante as eleições presidenciais americanas ano passado. Todas as contas relacionadas com as agências Russia Today e Sputnik estão proibidas de publicar anúncios no microblog.

“A decisão foi baseada no trabalho de investigação que fizemos sobre as interferências nas eleições de 2016”, diz um comunicado oficial da rede social, porém, sem assinatura pessoal. O porta-voz da empresa também disse que recebeu informações do Escritório Nacional de Inteligência em janeiro deste ano que comprovam as irregularidades.

De acordo com o Twitter, as duas empresas lucraram mais de US$ 1,9 milhão (em torno de R$ 6,5 milhões) com anúncios desde que foram criadas, em 2011. A empresa vai tentar reaver o dinheiro por meio de ação judicial e, caso consiga, será investido no combate à disseminação de Fakenews e parte irá para a caridade.

O comunicado acontece um mês após a rede social declarar que colocou em prática um plano para descobrir contas falsas que promovem o governo russo.

COMENTÁRIOS dos leitores