Humanos ainda realizam cirurgias melhor que robôs

Novo estudo mostrou que os procedimentos cirúrgicos realizados por máquinas não oferecem apenas benefícios aos pacientes

por Nathália Guimarães ter, 24/10/2017 - 12:35
Reprodução/THE ROYAL MARSDEN Relatório indica que a cirurgia robótica é aproximadamente R$ 7,6 mil mais cara por paciente Reprodução/THE ROYAL MARSDEN

Os seres humanos ainda fazem cirurgias melhores do que robôs, realizando operações em um curto período de tempo sem cometer tantos erros, sugere um novo estudo. Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, analisaram cerca de 25 mil operações em 416 hospitais americanos entre 2006 e 2012 para chegar a esta conclusão.

A cirurgia robótica aumentou substancialmente desde que as primeiras máquinas foram instaladas há uma década e são comumente usadas para remoção de próstata, bexiga e rim, bem como para cortar tumores.

Esperava-se que os robôs fossem mais precisos, habilidosos e mais rápidos que os humanos, mas o novo estudo mostrou que os procedimentos cirúrgicos realizados por máquinas não oferecem apenas benefícios aos pacientes.

Os pesquisadores descobriram que apenas 28% dos pacientes que passaram por uma remoção de rim realizada por um cirurgião humano passaram mais de 4 horas na sala de operações, em comparação com 46% daqueles que tiveram o procedimento realizado roboticamente.

Além disso, o relatório indica que a cirurgia robótica também é aproximadamente R$ 7,6 mil mais cara por paciente. Os pesquisadores, porém, indicam que os robôs são, sem dúvida, úteis em operações complicadas.

Embora os autores digam que é possível que o tempo de operação diminua e que as diferenças de custo entre os dois procedimentos caiam ao longo do tempo, por enquanto, os resultados mostram que a cirurgia assistida por robôs nem sempre é a escolha certa.

LeiaJá também

--> Sony prepara lançamento de novo cão-robô

COMENTÁRIOS dos leitores