Jovens criam app que permite rastrear bagagens de avião

Usuário pode ter acesso a localização de seus pertences e, em casos de extravio, encontrá-los mais rápido

por Nathália Guimarães ter, 10/10/2017 - 11:13
Wikimedia Commons Jovens desenvolveram um rastreador de bagagens que funciona pelo smartphone Wikimedia Commons

Só quem vivenciou a seguinte cena sabe a dor de cabeça que isso pode dar - ver todas as malas chegando na esteira do aerporto, menos a sua. Pensando nisso, as estudantes Amanda Carvalho Fernandes, Beatriz Cutlak Schiavi, Clara Santandrea Augusto e Juliane Jampolsky, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), desenvolveram um rastreador de bagagens que possibilita ao usuário ter acesso a localização de seus pertences através de um app no smartphone.

Para isso, o usuário deve primeiro adquirir um rastreador chamando Back2’U e inseri-lo em sua bagagem. A partir daí, ele terá acesso a localização de sua mala por meio de um aplicativo para smartphones, poderá verificar onde estão seus pertences e, em caso de extravio, encontrá-los mais rápido.

A localização das malas é enviada ao aplicativo por satélite. Depois, o rastreador envia as informações coletadas a um banco na nuvem por rede 3G. O paradeiro da mala, então, é exibido na tela.

A intenção das desenvolvedoras é monetizar o serviço no futuro, disponibilizando o produto por um valor que varia de R$ 50 a R$ 100. O trabalho completo será apresentado na 23ª edição da Eureka, evento que reúne trabalhos de conclusão de curso das áreas de engenharia, administração e design.

LeiaJá também

--> Metade da frota da GOL já tem conexão Wi-Fi a bordo

COMENTÁRIOS dos leitores