Japão lança satélite para prover autonomia de sistema GPS

Tecnologia pode ser usada para controle de carros autônomos e defesa do espaço aéreo do país. Próximo lançamento está marcado para 2023

por Wagner Silva ter, 10/10/2017 - 17:17

O Japão lançou esta semana o quarto satélite Michibiki, que possui tecnologia de Geolocalização (GPS) melhor que a dos sistemas usados pelos EUA. Os equipamentos embarcados nestes satélites permitem alcance maior do GPS, mesmo quando a pessoa que acessa as informações está em locais cobertos, como em regiões de vale ou em cidades com grande densidade de edifícios.

Na prática, o governo nipônico quer utilizar a tecnologia desenvolvida para se tornar “independente” do sistema americano e empregar o avanço no desenvolvimento de carros autônomos. Outro ponto que deve ser fortalecido com o envio de mais um satélite desse tipo ao espaço é a defesa do espaço aéreo japonês. Os militares, cada vez mais preocupados com os recentes testes da Coreia do Norte, devem ser os primeiros a colocar as mãos no potencial do equipamento.

Vale lembrar que os japoneses proibiram o uso militar de satélites desde o fim da Segunda Guerra Mundial e que toda a força militar do país é concentrada em sua defesa. O lançamento do último Michibiki está previsto para o início de 2023, quando o Japão deve “aposentar” o uso dos sistemas GPS fornecido pelos Estados Unidos.

COMENTÁRIOS dos leitores