A Apple torna seu iPhone mais lento propositalmente?

Pesquisa mostra que diversos modelos do iPhone mantêm desempenho consistente mesmo após as novas atualizações do iOS

por Nathália Guimarães seg, 09/10/2017 - 11:43
Reprodução iPhone 6, da Apple Reprodução

A Apple faz os iPhones ficarem mais lentos para que as pessoas comprem um novo? Esta é uma pergunta frequente entre os usuários da marca. A verdade, pelo menos de acordo com os dados fornecidos pela empresa de benchmarking Futuremark, é que o processador e o chip gráfico do seu iPhone continuam tão rápidos quanto no dia que você o comprou.

A Futuremark diz que coletou mais de 100 mil testes de benchmarking de aparelhos como o iPhone 5S até o iPhone 7, e calculou a média do desempenho do processador e do chip gráfico (GPU) desses aparelhos uma vez por mês entre abril de 2016 e setembro de 2017 com diferentes versões do software da Apple, do iOS 9 ao iOS 11.

De acordo com o Futuremark, o desempenho da GPU do iPhone 5S permaneceu consistente do iOS 9 ao iOS 11, com apenas pequenas variações normais. A performance do processador se manteve igualmente estável, segundo os dados, levando a empresa a concluir que as atualizações do sistema não representam um efeito significativo no aparelho.

A performance gráfica do iPhone 6, 6S e 7 também permaneceu consistente nos testes, enquanto o desempenho do processador diminuiu ligeiramente com as atualizações do iOS. "É improvável que um usuário perceba esta pequena diferença no uso diário", disse a Futuremark.

Enquanto os testes mostram que o desempenho do processador e dos gráficos não é intencionalmente piorado com as atualizações do iOS, é perfeitamente possível que as pessoas sintam que a bateria dos seus smartphones está perdendo capacidade com o tempo.

Segundo a Futuremark, isso ocorre porque a vida da bateria realmente se degrada à medida que o smartphone envelhece. A capacidade máxima de uma célula diminui após ciclos de carga e descarga repetidos. O efeito, combinado com aplicativos que pedem mais processamento do iPhone, certamente dá a sensação de que o desempenho está piorando.

LeiaJá também

--> Microsoft enfim admite o fim do Windows Phone

COMENTÁRIOS dos leitores