Twitter diz que dados de usuários do Vine foram roubados

Falha que durou 24 horas deixou vulneráveis dados como e-mails e números de telefone de usuários

por Nathália Guimarães sex, 19/05/2017 - 16:14
Divulgação Vine foi desativado em 2016 Divulgação

O Vine foi encerrado em 2016, mas isso não significa que as informações fornecidas pelos usuários estão seguras. O Twitter, proprietário da finada rede social, está enviando e-mails em massa alertando as pessoas sobre uma falha que deixou vulneráveis dados como e-mails e números de telefone associados às contas do Vine.

Aqueles que receberam o e-mail tiveram suas informações expostas - embora isso não significa que os dados estão sendo usados por alguém mal intencionado. A empresa diz que o problema durou cerca de 24 horas e afetou um sistema que acumula todos os posts que foram carregados no serviço.

O Twitter está avisando aos usuários a permanecerem alertas caso recebam e-mails suspeitos ou mensagens de texto. No comunicado, a empresa informa que considera o incidente a sério e lamenta que isso tenha ocorrido.

No final de 2012, o Twitter comprou Vine, que ainda não havia sido lançado. Alguns meses depois, o microblog levou ao ar a rede social de clipes curtos de 6 segundos – um formato que gradualmente se tornou popular. A ideia, no entanto, foi ofuscada pelo Instagram em 2013, quando o aplicativo de fotos começou a oferecer suporte para conteúdo em vídeo.

COMENTÁRIOS dos leitores