MasterCard lança cartão que substitui senha por biometria

Companhia disse que a tecnologia oferece aos clientes conveniência e segurança

por Nathália Guimarães qui, 20/04/2017 - 10:56
Divulgação/Mastecard Novo cartão se baseia na tecnologia de digitalização de impressões digitais Divulgação/Mastecard

A MasterCard vai testar um jeito diferente de aprovar compras. A empresa lançou nesta sexta-feira (20) um cartão que permite aos usuários autorizar seus pagamentos com a impressão digital, ao invés de usar um código numérico ou assinatura. Em comunicado, a companhia disse que o recurso oferece aos clientes conveniência e segurança. A novidade está sendo testada na África do Sul.

O novo cartão se baseia na tecnologia de digitalização de impressões digitais usada para pagamentos móveis e pode ser usado em terminais de todo o mundo. "Os consumidores estão experimentando cada vez mais a conveniência e a segurança da biometria", disse o presidente de risco empresarial e segurança da Mastercard, Ajay Bhalla.

Para o executivo, a tecnologia ajuda a evitar fraudes, facilita o processo de compra e fideliza clientes. "Seja para desbloquear um smartphone ou fazer compras online, a impressão digital está ajudando a oferecer conveniência adicional e segurança. Não é algo que possa ser roubado ou replicado", informou.

O cliente só deve registrar sua impressão digital junto a sua instituição financeira. Após isso, os dados são convertidos em um modelo digital criptografado que é armazenado no cartão, que estará pronto para ser usado em qualquer terminal compatível.

Ao comprar e pagar na loja, o cartão biométrico funciona como qualquer outro. Basta inserir o objeto na maquineta e, ao invés de digitar uma senha para autorizar o pagamento, o cliente põe o dedo no sensor incorporado. A impressão digital é verificada e, se aprovada, a compra é concluída com êxito.

LeiaJá também

--> Bancos Itaú e Intermedium aderem ao Samsung Pay

--> Desbloqueio facial do Galaxy S8 pode ser enganado por foto

COMENTÁRIOS dos leitores