Robôs terão inteligência humana em 2029, diz especialista

Engenheiro do Google aposta que no prazo de 12 anos as máquinas serão conectadas ao corpo humano

por Nathália Guimarães sex, 17/03/2017 - 10:56
Reprodução Prazo de 12 anos é um dos mais próximos que um especialista já citou Reprodução

Doze anos. É este o tempo que será necessário para que computadores e robôs atinjam níveis humanos de inteligência, informou o futurista e diretor de engenharia do Google, Ray Kurzweil. Em entrevista concedida no festival de tecnologia South by Southwest (SXSW), ele disse que não se preocupa com uma eventual revolução das máquinas, já que não existe uma espécie de líder.

O prazo de 12 anos é um dos mais próximos que um especialista já citou. Para efeito de comparação, o físico e cosmologista britânico Stephen Hawking só acredita que isso vá acontecer por volta de 2045. Apesar de muitos estudiosos terem alertado sobre o perigo da inteligência artificial, Kurzweil não está preocupado com uma possível escravização dos humanos.

"Isso não é realista. Nós não temos uma ou duas inteligências artificiais no mundo. Hoje, temos bilhões", informou. Ele lembra que as máquinas tornam a humanidade mais inteligente de várias formas. "Elas podem ainda não estar dentro de nossos corpos, mas, lá por 2030, vamos conectar nosso neocórtex com a nuvem", ressaltou.

LeiaJá também

--> Bill Gates defende que robôs devem pagar impostos

COMENTÁRIOS dos leitores