Principais fabricantes abandonam televisores 3D

LG e Sony vão parar de dar suporte à função ao longo deste ano

por Nathália Guimarães sex, 27/01/2017 - 16:18
Divulgação Televisores 3D começaram a chegar ao mercado por volta de 2010, após o sucesso do filme ''Avatar'' Divulgação

As principais fabricantes de televisores vão abandonar, em 2017, uma tecnologia que parecia promissora e convidativa no passado. De acordo com o site norte-americano CNET, as duas últimas empresas que ainda apostavam no recurso de vídeos em 3D, LG e Sony, vão parar de dar suporte à função ao longo deste ano.

LG e Sony seguem a estratégia adotada por outros fabricantes de TV - incluindo Vizio, Sharp e TCL - que removeram a tecnologia 3D de suas linhas de produtos. Os televisores com este recurso começaram a chegar ao mercado por volta de 2010, após o sucesso do filme "Avatar" no cinemas.

Sete anos depois, a tecnologia ainda não conseguiu empolgar os consumidores. "A função 3D nunca foi universalmente aceita de verdade na indústria para uso doméstico, e não é um fator chave na hora de comprar uma TV", afirma o diretor de desenvolvimento de novos produtos da LG, Tim Alessi, ao CNET.

Agora, a indústria está se concentrando nas tecnologias 4K, HDR e em recursos como aplicativos como formas de atrair compradores. Em 2012, os televisores 3D representaram apenas 23% de todos os dólares gastos neste item, de acordo com uma pesquisa da consultoria NPD Group.

Mesmo assim, há quem ainda mostre interesse pela tecnologia. Um abaixo-assinado na internet pede que a LG ressuscite o 3D em um modelo de OLED para 2018. A campanha já conta com mais de 4.620 assinaturas, do seu objetivo de 5 mil.

LeiaJá também

--> Nova televisão com resolução 4K da LG é absurdamente fina

COMENTÁRIOS dos leitores