Site permite saber a origem de produtos e alimentos

Endereço exibe mapas que mostram de onde vem cada componente e até mesmo a emissão de carbono de cada item

idgnowpor Naiane Nascimento qui, 26/04/2012 - 10:16
Divulgação Site dá mapeamento inteligente de cada componente de produtos e alimentos - Mapeamento de Nutella Divulgação

Já pegou um pote de Nutella e se perguntou qual distância o conteúdo viajou para poder fazer esse delicioso doce? Ou ainda, você sabe mesmo de quantos países diferentes são as partes do seu latptop? O site de mapeamento SourceMap dá todas essas respostas, de um modo interessante e visual.

O SourceMap permite que você descubra de onde vêm determinados produtos, traçando o destino e a viagem de cada componente em um mapa. Para cada destino, você pode ver uma descrição que diz de onde veio cada parte, e as setas indicam para onde ela irá em seguida. Alguns mapas incluem descrições sobre a empresa, e outros até calculam a emissão de carbono (foot print) dos produtos.



Vamos usar como exemplo um laptop: você não deve levar em consideração somente a montagem do computador, mas também a origem da variedade dos materiais. Como podemos ver na imagem acima, seu aparelho provavelmente usa material de cada continente - exceto a Antártida - antes de chegar à China ou Taiwan para fabricação.



A idéia principal da iniciativa é encorajar as companhias a serem transparentes sobre a origem de seus produtos. O site ainda dá seus primeiros passos, mas os criadores esperam desenvolver mais recursos, como um “nível de rastreabilidade de um item” (o que significa que você poderá procurar um produto em uma loja e checar sua jornada completa até chegar a você).

A única desvantagem para muitos desses mapas fascinantes é que é difícil achar a fonte dos dados, o que é importante quando os uploads dos mapas são feitos pelos consumidores, e não pelas próprias empresas. Seria interessante que as companhias se inscrevessem e carregassem suas próprias informações.





COMENTÁRIOS dos leitores