Alepe: deputados voltam a debater situação de hospitais

Deputados cobraram do Governo do Estado e sugeriu alternativas para que as unidades de saúde possam ter mais recursos à disposição

qui, 14/03/2019 - 10:43
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Os deputados alegaram que a situação dos hospitais é uma falta de respeito com os pernambucanos Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) voltou a receber debates relacionados à situação dos hospitais públicos do Estado. O deputado Álvaro Porto (PTB) cobrou, nessa quarta-feira (13), providências do Governo do Estado e sugeriu alternativas para que as unidades de saúde possam ter mais recursos à disposição.

Além dele, o líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB), não deixou de se posicionar sobre o assunto. De acordo com o parlamentar, esses problemas têm relação com a concentração de recursos pela União. O deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), que lidera a Oposição, acusou os governistas de tentar minimizar graves problemas.

“Uma falta de respeito com os pernambucanos”, alegou Marco Aurélio. Ainda durante o debate, Álvaro Porto informou que funcionários do gabinete dele realizaram a entrega de dez cadeiras de banho para os hospitais Getúlio Vargas e Otávio de Freitas, ambos localizados no Recife.

“Os servidores agradeceram a doação e aproveitaram para pedir batas para o bloco cirúrgico, porque os pacientes estão sendo operados sem as indumentárias adequadas para garantir a higiene”, descreveu Álvaro Porto.

O parlamentar sugeriu que o Governo do Estado estude uma forma de viabilizar doações de particulares para órgãos públicos. Isaltino Nascimento argumentou que os custos da saúde pública são muito elevados para os Estados, os quais, mesmo gastando mais do que seriam obrigados constitucionalmente, não contam com meios suficientes para garantir o atendimento adequado à população. “No Nordeste, Pernambuco é o que mais investe em saúde, mas a participação do Governo Federal no custeio cai ano após ano”, finalizou.

COMENTÁRIOS dos leitores