Deputado quer proibir transporte de tração animal em PE

Para Romero Albuquerque (PP) 'é inaceitável que Pernambuco, em pleno século XXI, permita o uso de um meio de transporte medieval'

ter, 12/02/2019 - 11:16
Divulgação/ Alepe Divulgação/ Alepe

O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) informou que vai apresentar um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) visando proibir o transporte por tração animal no Estado. De acordo com o parlamentar, a iniciativa quer garantir "não apenas o bem-estar dos animais", mas amparar as pessoas que atualmente trabalham como carroceiros.

“É inaceitável que Pernambuco, em pleno século XXI, permita o uso de um meio de transporte medieval que submete os animais aos mais tristes e pesados castigos. Por isso, é mais do que necessária uma nova atitude do poder público diante dos direitos dos animais para corrigir este problema”, disse o progressista.

De acordo com Romero, a proposta obrigaria o Estado a oferecer um programa de inclusão dos carroceiros no mercado formal de trabalho. “Temos que nos preocupar não apenas com os animais que estão sofrendo e apanhando, mas também com os profissionais, que não serão esquecidos pelo Poder Público.”

O deputado lembrou que já há uma lei proibindo essa prática no Recife. A norma, aprovada em 2013, foi regulamentada pelo Executivo Municipal no último sábado (9). Capital deverá ficar, gradualmente, sem o transporte em dois anos.

COMENTÁRIOS dos leitores