Vereador propõe capacitação para pais de recém-nascidos

Fred Ferreira (PSC) quer que as maternidades e hospitais do Recife sejam obrigados a oferecer, por exemplo, instruções para assistência em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de bebês

sex, 11/01/2019 - 09:27
Agência Brasil/Arquivo Agência Brasil/Arquivo

Já imaginou sair do hospital ou da maternidade com orientações e treinamento em primeiros socorros para recém-nascidos? Pois é o que propõe o vereador Fred Ferreira (PSC) no projeto de lei que obriga as unidades de saúde públicas e privadas, no Recife, a oferecerem aos pais ou responsáveis legais dos bebês uma capacitação. 

De acordo com o texto, as orientações serão ministradas antes da alta e contemplarão instruções para assistência em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de bebês. Os hospitais e maternidades deverão informar aos pais ou responsáveis legais, que decidem se querem participar ou não, sobre a existência e a disponibilidade do treinamento, ainda durante o acompanhamento pré-natal.

“Para as mães e pais sem experiência, surge sempre a pergunta: O que fazer quando o bebê se engasgar, já que manobras arriscadas podem levar a criança a óbito? A morte de recém-nascidos pode ser evitada, através de medidas preventivas simples, as quais, infelizmente, não são de conhecimento de todos”, destaca o parlamentar.

Fred Ferreira lembra ainda que, segundo especialistas em pediatria, é comum a ocorrência de engasgamento com líquido, leite materno ou mesmo saliva em bebês com menos de um ano de idade. “Essa proposta é para que os responsáveis conheçam técnicas simples e cuidados básicos de prevenção”.

O projeto de lei será encaminhado para a análise das comissões competentes, após o início das atividades parlamentares.

*Do site da Câmara Municipal do Recife

COMENTÁRIOS dos leitores