Rodrigo Maia vem ao Recife buscar apoio de Paulo Câmara

O deputado federal quer ser reeleito presidente da Câmara dos Deputados

por Taciana Carvalho sex, 11/01/2019 - 15:12
Marcelo Camargo/Agência Brasil Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), chegou a ser cotado para concorrer ao cargo de presidente da República no ano passado, mas não obteve sucesso. Passada a eleição, o democrata iniciou uma série de articulações em busca de ser reeleito para comandar a Casa. 

Nesse contexto, Maia vai desembarcar no Recife, na próxima quinta-feira (17), com o objetivo de conseguir o apoio da bancada pernambucana. O deputado vai se reunir com o governador Paulo Câmara (PSB), que é vice-presidente nacional do PSB, e também com integrantes da bancada pernambucana. 

O PSL, do presidente Jair Bolsonaro, já declarou apoio a Rodrigo Maia na disputa. No entanto, Paulo Câmara falou que isso não necessariamente pode inibir os socialistas de se unirem ao democrata. “De jeito nenhum. Vai depender dos compromissos que o Rodrigo Mais coloque junto à nossa bancada e ao nosso partido”, disse em entrevista à Rádio Folha nesta semana. 

Nessa quinta-feira (10), os líderes na Câmara das bancadas do PSB, PDT e PCdoB se reuniram com o presidente da Câmara para negociar um eventual apoio das três legendas. 12 siglas já oficializaram apoio a candidatura dele sendo, além do PSL, PSD, PR, PRB, PSDB, DEM, SD, Pode, PPS, PROS, PSC e Avante. A eleição ocorre no dia 1° de fevereiro. 

Maia precisa de 257 votos para garantir a vitória. Se for considerado as bancadas eleitas em outubro, esses 12 partidos somam 262 deputados, mas não existe a certeza de que todos os deputados irão seguir a orientação do partido, já que a votação é secreta. 

Outros deputados também têm se articulado para tentar viabilizar uma candidatura para o comando da Câmara como Kim Kataguiri (DEM), Alceu Moreira (MDB) e Fábio Ramalho (MDB). 

COMENTÁRIOS dos leitores